Como o nome indica, os fotolivros são projetos fotográficos pensados especialmente para o formato livro, e que se caracterizam pelo trabalho conjunto da fotógrafa, designer e editora.
Nossa proposta vai além disso. Trata-se de fazer fotolivros de um modo que promova o protagonismo das pessoas e comunidades que são sua razão de ser. Em nossa experiência, temos visto ouvido o desejo de pessoas e comunidades assumirem um papel mais decisivo na produção de obras sobre si mesmas e com base nas próprias percepções, conhecimentos e linguagens.
Abordagem multidisciplinar
Para promover o protagonismo de pessoas e comunidades, baseamos a produção de fotolivros em quatro áreas:
- Antropologia A abordagem teórica e e metodológica dessa disciplina implica a pesquisa colaborativa, técnicas de compartilhamento do tempo e do conhecimento de acordo com as pessoas ou comunidades, considerando diferentes tipos de percepção e expressão: tempos, espaços, imagens, falas, textos, gestos, cheiros, texturas etc.
- Fotografia Produção de imagens para capturar diferentes tipos de expressão para além do textual.
- Literatura Escrita de um modo significativo e caloroso, valendo-se do pensamento, vocabulários, expressões e experiências das pessoas e comunidades envolvidas.
- Produção editorial Seleção e organização do material, edição, design gráfico, revisão, ilustração, fotografia, impressão com total envolvimento das pessoas e comunidades em questão.
Outras abordagens podem ser convocadas dependendo da necessidade do cliente.
Qualidade relacional
Para produzir fotolivros que tornem os donos do conhecimento em protagonistas no processo, usamos as seguintes estratégias:
- Compartilhamento do tempo
- Rodas de conversa
- Expedições pelo território
- Visitas a pessoas e lugares específicos
- Fotografias (pessoas, lugares, objetos, processos, eventos, fotografias antigas)
- Sessões de decisão e aprovação em diferentes fases do processo
Qualidade visual
- Relação criativa entre texto e imagem
- Projeto gráfico e ilustrações que motivam a interação com a obra
- Capa, contracapa, guardas, orelhas atraentes
- Dupla de páginas construídas como unidade de atração
- Tipo de imagens variados: fotografias, quadrinhos, desenhos
- Tipos de textos diversificados: relatos, documentos, listas, poesias
- Fontes legíveis com tipo, cor, tamanho, espaçamento, nitidez adequados
Qualidade textual
- Equilíbrio entre a linguagem literária e a referencial
- Múltiplas perspectivas para dar voz a idosos, adultos, jovens, objetos e processos como protagonistas
- Vozes marcantes em estilo conversacional, lírico, irônico etc.
- Textos e imagens que desconstroem estereótipos sociais, históricos, raciais, de gênero etc.